Notícia | CaradaWeb - Israel ataca alvos militares no Irã

Plantão
Mundo

Israel ataca alvos militares no Irã

Publicado dia 19/04/2024 às 13h51min
A informação foi divulgada por fontes do governo dos EUA, enquanto Tel Aviv disse que, por enquanto, não comentaria os incidentes.

Israel bombardeou nesta madrugada (hora local) alvos iranianos, em retaliação ao amplo ataque de drones e mísseis realizado por Teerã no último sábado. A informação foi divulgada por fontes do governo dos EUA, enquanto Tel Aviv disse que, por enquanto, não comentaria os incidentes. O alvo seria a região de Isfahan, uma das principais cidades do Irã, onde há instalações militares e centros de pesquisa nuclear. A mídia estatal iraniana disse que as defesas antiaéreas do país abateram três drones, cuja destruição teria provocado as explosões ouvidas na cidade. Nenhum dano em larga escala foi notificado. O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, conversou com o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, horas antes do ataque, mas não está claro se a ação israelense chegou a ser discutida explicitamente. Fontes dizem que a Casa Branca chegou a ser informada dos planos de bombardeio ao Irã, mas disse não os apoiar. De acordo com especialistas militares, o ataque foi uma “mensagem calculada” ao Irã: mirou alvos estratégicos, mas sem poder de fogo para causar grandes estragos. Em função disso, dizem analistas políticos, é provável que a fase de confronto direto entre Tel Aviv e Teerã esteja temporariamente encerrada

A relações entre Irã e Israel são tensas desde a Revolução Islâmica de 1979, mas atingiram um novo patamar após os atentados terroristas cometidos em 7 de outubro pelo Hamas, grupo islâmico apoiado por Teerã. No último dia 1º, um bombardeio atribuído a Israel destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria, matando 12 pessoas, incluindo um general da Guarda Revolucionária Islâmica. 

Mais cedo, os EUA vetaram uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para reconhecer o Estado palestino. Doze membros do órgão votaram a favor da resolução, enquanto o Reino Unido, que também tem poder de veto, e Suíça se abstiveram.

Enquanto isso... O deputado democrata Mike Levin, apoiado pelo poderoso lobby do Comitê de Assuntos Públicos EUA-Israel, defendeu ontem a mudança do governo israelense, dizendo que os atuais governantes, incluindo o premiê Benjamin Netanyahu, não estão “conduzindo a uma solução pacífica” para a região. 

Fonte: Cara da WEB via CNN/Meio/Politico/BBC/

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Valor de um artista

26 de abril de 2024 às 06:29:42

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br