Notícia | CaradaWeb - Teixeira de Freitas - BA: Mini curso sobre o Sistema de Escrita SEL

Plantão
Educação

Teixeira de Freitas - BA: Mini curso sobre o Sistema de Escrita SEL

Publicado dia 18/04/2024 às 11h52min | Atualizado dia 18/04/2024 às 13h22min
O curso será realizado na Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas realiza

Você sabia que a Libras pode ser escrita?

Dia 27 de abril (sábado) das 14h às 18h, na PIBATEF(Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas) localizada na Rua João Calmon, 70 Centro. será realizado o minicurso presencial todo em Libras sobre o Sistema de Escrita SEL. Onde fazer a inscrição? Aponte sua câmera para o QR Code e faça sua inscrição. Importante trazer seu celular para o minicurso para realizar algumas atividades! https://forms.gle/tjmJogU8WQsLyX9s6

Sistema de Escrita SEL

O sistema de escrita SEL é um sistema criado para possibilitar a escrita dos sinais da Libras. Da mesma forma que ocorre com escritas como a greco-latina, que utilizamos para escrever o Português, por exemplo, a escrita SEL representa a articulação do sinal. Esta representação ocorre de forma que, através dos caracteres (letras e diacríticos) da escrita SEL, identificamos: como a mão fica configurada e em que posição, na realização do sinal; qual parte do corpo compõe o sinal e onde essa parte é tocada; e o tipo de movimento feito pela mão, incluindo o plano e a direção desse movimento. Então, ao ler um sinal escrito em SEL, identificamos exatamente como esse sinal é realizado.    

Como surgiu

Ao fazer um levantamento bibliográfico sobre as várias questões que envolvem a aquisição da linguagem, a professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Adriana Lessa, que é a idealizadora do projeto que resultou na Escrita SEL, se deparou com artigos que falavam do problema que os surdos enfrentam no processo de aquisição da escrita de uma língua oral, pelo fato de a língua oral não ser a língua que os surdos possam naturalmente adquirir e falar. Eu fiz os meus cursos de mestrado e doutorado na Unicamp (entre 2001 e 2008) e lá tive contato com pesquisas sobre línguas de sinais, através de duas colegas de turma que faziam suas pesquisas sobre a Libras. Entretanto, as pesquisas delas eram sobre a gramática da Libras e não sobre aquisição da linguagem por surdos. Então, embora eu já tivesse tido a oportunidade de conhecer estudos sobre alguns aspectos gramaticais da Libras, o problema que os surdos enfrentam com a aprendizagem da escrita do Português era, até aquele momento, desconhecido para mim, como ainda é para boa parte das pessoas. Eu levei essa questão para as discussões, em sala de aula, com a turma do curso de Especialização em Linguística de 2008, e debatemos a questão frente às teorias estudadas durante as minhas aulas. A partir dali, fui amadurecendo minhas reflexões e análises e decidi começar um projeto de pesquisa, que dei o título de: “Inclusão de pessoas surdas no mundo letrado: proposta de criação de um sistema de escrita para Libras e de métodos de alfabetização em Libras e em Português para pessoas surdas”. Foi no âmbito desse projeto que a escrita SEL foi criada.

Inscreva-se, compareça prestigie!

Fonte: Cara da WEB/https://conquistareporter.com.br/ASCOM do evento

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Valor de um artista

26 de abril de 2024 às 06:29:42

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br